Nova Edição 2009

Nova edição ampliada do Multichine 23 MK IV  e CD ROM por R$250,00

A atualização do roteiro do MC23 teve como objetivo facilitar ainda mais a construção amadora desse barco. A principal diferença para o roteiro anterior é a de que nessa nova versão é explicado como instalar cada um de seus principais componentes, na mesma seqüência da construção, de modo que seguindo cada capítulo e cada parágrafo do texto não haja risco de omissão ou de dúvida quanto a forma de executar cada tarefa.

O manual construtivo recebeu também algumas novas ilustrações e teve seu texto revisado e acrescido em relação a alguns novos conceitos e tecnologias. Quanto ao projeto, esse não sofreu modificação alguma, pois a versão MK IV é a que consideramos ser a definitiva.

A iniciativa de lançar o projeto numa versão promocional na forma de livro acompanhado de um CD-Rom foi tomada em novembro de 2006, quando lançamos o MC23 nesta forma inovadora de oferecer ao mercado um projeto de estoque: como um livro que pudesse ser adquirido com facilidade e a partir do qual o veleiro pudesse ser construído por um amador inexperiente.

Clique nas imagens para melhor visualizar.

Multichine 23 MK IV Solazzo construído por Flávio Traiano

Essa ideia surgiu há bastante tempo, quando ainda na sua primeira versão, o MC 23, primeiro projeto de veleiro brasileiro destinado à construção amadora, teve um resultado de vendas fantástico. Desejávamos permitir que muita gente interessada em construir um barco oceânico pudesse fazê-lo, seguindo apenas as instruções contidas neste livro. Mas de início tivemos algumas dificuldades que não nos permitiram realizar nosso intento.

Quando lançamos as plantas em tamanho natural das seções transversais com o objetivo de tirar qualquer possibilidade de engano para produzir as anteparas construtivas, aí então ficou difícil juntar um completo e volumoso manual de construção com essas extensas e numerosas plantas.

A solução para conciliar o roteiro com as plantas em tamanho natural veio com a popularização do computador pessoal. Com ele ficou fácil produzir o roteiro e anexar um CD-ROM onde gravamos as plantas em tamanho natural em CAD e as restantes em PDF. Desta forma o construtor já ficou podendo visualizar todo o projeto na tela do monitor, e ainda podendo imprimir na escala de 1:1 as plantas das seções em tamanho natural.

Resolvido o problema técnico, finalmente colocamos à disposição dos construtores o projeto do Multichine 23 MK IV configurado desta forma.

Oferecemos então esse manual de construção juntamente com o CD-Rom por um preço um pouco maior do que o de um bom livro técnico, porém muito mais barato do que o projeto padrão.
Como já esperávamos a resposta foi imediata, e o número de novos construtores do MC 23 aumentou significativamente em muito pouco tempo, nos deixando surpreendidos com o interesse despertado por velejadores de todos os recantos do país.

Quase dois anos depois relançamos essa promoção por tempo limitado, então tendo como meta atingir a marca de 300 construtores. Nossa intenção com esta iniciativa era popularizar ainda mais a vela de oceano e a construção particular, oferecendo um modelo de alto padrão de qualidade.

No entanto, após constatar que estávamos de fato incentivando a construção amadora e que o projeto mostrava seus méritos para um número significativo de aspirantes à construção particular, decidimos manter a promoção, e em 2009 lançar essa nova edição do manual de construção.

O próximo passo será oferecer ao mercado internacional o mesmo roteiro com o CD-Rom escrito em inglês, desta forma tornando o Multichine 23 o projeto de veleiro brasileiro mais popular internacionalmente, o que aliás já deve ser, pois existem barcos da classe sendo construídos ou navegando em onze países diferentes.

Países para onde já vendemos projetos do MC23:
  • Alemanha
  • Argentina
  • Austrália
  • Brasil
  • Emirados Árabes
  • Espanha
  • Estados Unidos
  • Inglaterra
  • Malásia
  • Portugal
  • Venezuela
Clique nas imagens para melhor visualizar.

Para saber mais sobre o Multichine 23 ou adquirir projeto CLIQUE AQUI


Roberto Barros Yacht Design