Multichine 26C Geko pega carona em tapete mágico

Foi publicada nesse mês de janeiro essa foto de gozação no fórum de náutica mais popular da Turquia. O barco em questão é o Geko, construído por nosso cliente Ömer Kirkal, de Istambul no quintal de casa, com a ajuda de sua esposa.

O barco mal acabou de ficar pronto e num papo local da marina onde está estacionado, Ömer recebeu o desafio de um velejador que acabara de adquirir um barco de série de fabricação francesa, também com vinte e seis pés de comprimento, para fazer um pega entre eles na primeira regata do ano, ficando combinado que quem perdesse pagaria a rodada de chope para a galera. Olha só, o barco de série é aquele dentro do círculo vermelho. Como foi outro cliente nosso, Ekin Tanulko, que se prepara para iniciar a construção de um Pop 25, quem nos contou essa história, e não sabemos falar uma só palavra em turco, sem acompanhar o fórum, acabamos sem entender direito a gozação. O que Ekin nos contou foi que apesar do "banho turco" que o Geko deu no outro barco, ainda houve algum problema com a retranca e a vela grande teve que ser controlada com os cabos de fortuna vistos na foto. Como o C de Multichine 26C significa Cruzeiro, é melhor que Ömer não aposte de novo a rodada de cerveja, pois da próxima vez o gênio da garrafa pode se recusar a aparecer.

Geko dando um "banho turco" em seu desafiante mostrado dentro do círculo vermelho. Vejam como o MC 26C feito em casa ficou bem acabado!

Que o Geko foi construído com todo o capricho necessário para ser uma casinha flutuante, isso ficou provado na galeria de fotos que Ömer nos enviou, inclusive em uma delas mostrando sua esposa instalando pastilhas de azulejo na parede do banheiro, mas como não sabemos qual é o barco de série do desafio, ficamos sem saber se ele é mais de cruzeiro ainda. Mas o que importa é que o Geko acabou ganhando a regata.

O casal Kirkal tem motivos para comemorar. Se mesmo com pastilhas coladas à parede do banheiro o barco ainda anda o bastante para vencer uma regata de clube, agora eles já podem ter certeza que o MC 26C é um é um veleiro veloz. Foto: Ömer Kirkal

Se você visita regularmente nosso site deve se lembrar da matéria que escrevemos sobre construção amadora que foi tema de um programa especializado em náutica da televisão turca, no qual Ömer e sua esposa Firuzan são entrevistados pelo apresentador do programa em três vídeos seqüenciais muito bem produzidos. Infelizmente para nós do escritório que não conhecemos uma só palavra em turco, a única coisa que conseguimos entender foi Roberto Barros Yacht Design. (Veja matéria em Todas as notícias: MC26C Geko é tema de programa na televisão da Turquia)

***

Só sabemos notícias dos barcos que nossos clientes constroem quando eles nos contam, mas temos contato com alguns construtores de MC26C que estão com seus barcos praticamente concluídos, quase prontos para serem inaugurados. Acho que o tapete mágico que ajudou o Geko a fazer esqui aquático no Mar de Mármara vai ajudar a animar a galera de construtores de vários países que está vindo em seguida.

O MC26C é um autêntico barco de cruzeiro com 1.85m de pé direito, banheiro com chuveiro e conforto interno mais facilmente encontrável em barcos com mais de trinta pés. Saber que ele veleja rápido é um bônus extra. Renderização: www.ideebr.com

Esse ano de 2012 deverá ser o ano da confirmação do MC26C como um modelo que pode resolver o desejo de muita gente de ter seu barco de oceano. Tanto quanto sabemos todos os nossos clientes que estão terminando suas obras são construtores amadores, e todos eles com quem mantemos contato regularmente nos informaram que foi um sentimento de grande realização terem construído seus barcos com as próprias mãos.

Anauê, é um MC26C que foi construído no interior de São Paulo e está praticamente pronto para ir para a água, faltando somente a instalação de quilha, linha de propulsão auxiliar e leme. Como ele, vários outros barcos da classe estão prestes a serem inaugurados.

O MC26C foi um projeto que fizemos com a intenção de provar que um barco de 26 pés pode ser confortável e seguro para poder fazer qualquer tipo de cruzeiro oceânico Agora com os primeiros barcos da classe ficando prontos e entrando na água será possível confirmar o grau de acerto de nossa tentativa. Comparando com o barco de série dentro do círculo na foto que nosso amigo nos enviou, além de ter velejado muito mais rápido, o MC 26C estava navegando muito menos adernado do que o outro barco.

Clique aqui para saber mais sobre o Multichine 26C