Explorer 39 Caroll completa volta ao mundo

No dia 27 de fevereiro de 2012 o Explorer 39 Caroll completou uma volta ao mundo. Raimundo Nascimento, ou Marinheiro Raimundo, como prefere ser chamado, é mesmo um Marinheiro com M Maiúsculo. Para nós do escritório B & G Yacht Design esse é motivo para ficarmos orgulhosos, pois já é o sexto barco projetado por nós a realizar esse feito, o terceiro em solitário.

Últimos metros percorridos antes de completar a circum-navegação. Caroll se aproximando do píer do Iate Clube do Rio de Janeiro, onde seria calorosamente recebido por sua família, amigos e jornalistas.

Foi divertido acompanhar a viagem pelo SPOT e assistir aos vídeos que Raimundo editou no You Tube. O que mais nos deixava contentes foi ver Caroll avançando como uma flecha, fazendo uma linha praticamente reta a uma velocidade espantosa para um barco de cruzeiro. Um desses vídeos foi filmado entre Durban e Port Elizabeth, quando ocorreu a pior tempestade da viagem. Assistindo com atenção ficamos impressionados com a capacidade de o barco manter o rumo sem nunca perder controle. Num ponto do vídeo o Caroll dá uma inclinada mais forte e o mar chega ao convés por alguns segundos, mas logo se apruma sem perder o rumo. Raimundo nos contou que durante essa tempestade chegou a atingir 17.5 nós surfando uma onda. Com o passar da viagem Raimundo foi adquirindo tal confiança no barco que admitiu ter abusado em algumas ocasiões, mantendo mais pano em cima do que a prudência recomendava. O projeto foi desenvolvido exatamente para ter essas características, mas para confirmar uma intenção de projeto não existe teste mais adequado do que realizar uma volta ao mundo.

Já tínhamos relatado em uma de nossas notícias a primeira parte da viagem até ele ser atacado por piratas indonésios, quando escapou graças aos dez nós de velocidade do Caroll, uma das características do projeto, que naquela circunstância pode ter significado a sobrevivência de nosso amigo.

Caroll em Keeling Cocos. Esse atol no Oceano Indico foi a primeira escala após ter sido perseguido por piratas.

Em matéria de grande susto, após essa perseguição, tudo mais em sua viagem pode ser considerado anticlímax, mas nem por isso Raimundo deixou de demonstrar ser um bom marinheiro em todas as ocasiões quando foi solicitado.

Uma das escalas mais agradáveis da jornadafoi a parada na Ilha de Reunião.

Após fazer escala nas ilhas Mauricio e Reunião Raimundo seguiu para Durban, passando ao sul de Madagascar, tendo pegado depressões duríssimas nesse trajeto. De Durban para Port Elizabeth foi quando o Caroll demonstrou que é um veleiro de cruzeiro com características excepcionais, tendo enfrentado nessa ocasião a tempestade que nos referimos acima.

O Explorer 39 é um barco de cruzeiro com quilha retrátil. Depois do teste de dar a volta ao mundo vencendo todos os obstáculos que encontrou pela frente, o modelo provou ser tudo aquilo que planejáramos. O "piloto" Raimundo Nascimento também mostrou ser um competente velejador, tendo completado a circum-navegação em menos de onze meses, um Record para brasileiros.

O restante da viagem com uma escala na Cidade do Cabo foi feita em mar de almirante, até a chegada triunfal no Rio de Janeiro, onde foi recebido com muito carinho por uma platéia de parentes, amigos e jornalistas

Conheça mais detalhes da viagem do Caroll entrando no blog www.veleiro.net/veleirocaroll/ ou clicando em Explorer 39 Caroll em nossa página de links, coluna da esquerda.

Clique aqui para saber mais sobre o Explorer 39