Explorer 39 Caroll. Palestra no Rio Boat Show

No dia 15 de abril de 2012, Raimundo Nascimento, nosso cliente mais recente a completar uma volta ao mundo com um veleiro projetado por B & G Yacht Design, o Explorer 39 Caroll, ofereceu uma sensacional palestra aos visitantes do Rio Boat Show, contando as aventuras de sua viagem relâmpago de circum-navegação, completada em dez meses e cinco dias.

Raimundo fazendo os últimos testes antes do início da palestra. Pouco depois o auditório estaria lotado. É surpreendente como ele conseguiu transmitir uma sensação de que sua viagem foi um verdadeiro passeio, e que até de piratas se livrou com facilidade, graças à espantosa velocidade de seu barco. Foto: Roberto Barros.

Compareci à palestra com uma curiosidade extra, saber como seria o salão náutico nesse novo endereço, o cais do porto do Rio de Janeiro. Para mim foi grande decepção. A impressão que tive é a de que o local não é adequado para uma exposição dessa natureza. Havia uma ressaca forte entrando pela barra, e o píer flutuante construído ao longo do cais para a atracação dos iates expostos balançava tão violentamente que as pessoas tinham que se segurar nos corrimãos para não caírem, e quem sofresse de enjôo não podia ficar ali por muito tempo sem risco de ficar mareado.

Luis Gouveia, em uma viagem de férias com a família, viajou desde Perth, na Austrália, ao Rio de Janeiro, nessa ocasião aproveitando para fazer uma visita ao Estaleiro Estrutural, e conhecer o Caroll, que nessa altura já estava praticamente pronto. Na foto ele examina a quilha pivotável já instalada em sua caixa na posição recolhida. A qualidade da construção do Caroll é fora de série. Raimundo, que já teve vários outros veleiros, contou na palestra que o barco se comportou de uma forma acima de suas expectativas, transmitindo-lhe grande confiança em sua capacidade de enfrentar o que viesse pela frente

Os barões da náutica, as grandes multinacionais do setor, interditaram seu espaço no píer, impedindo que quem não tivesse uma conta bancária num paraíso fiscal, ou sangue azul nas veias, pudesse ter seu direito de ir e vir assegurado, muito menos se aproximar das “exclusivas” embarcações em exposição. O simples mortal apaixonado pelo mar, o máximo que poderia alcançar seria visitar alguma lancha menor, ou um dos pouquíssimos veleiros em exposição. Definitivamente ficou faltando a esse salão o clima esportivo que a Marina da Glória, o endereço antigo, oferecia com tanta naturalidade.

Os filhos de Luis Gouveia, Christian e Juliana, experimentando o sofá da dinete do barco. A mesa do salão é também a caixa do motor, uma solução que já tínhamos testado em nosso projeto Cabo Horn 35, com imenso sucesso

Mas, voltando à palestra, foi nela que os que sonham em fazer algum cruzeiro desse tipo conseguiram encontrar algum prazer na visita ao salão. Pelo menos ali tinha alguém contando como é fazer o que tanta gente sonha, e que é o grande motivo de um salão náutico, que é mostrar um caminho de como conseguir sair para o mar com segurança e conforto.

O interior do Explorer 39 é projetado para um casal viver a bordo com todo o conforto, podendo receber até três convidados para pernoite. Renderização: www.ideebr.com

Adoramos ver pessoas comuns, alguns deles jovens casais, outros mais veteranso, no fim da palestra fazendo perguntas de como é se preparar para uma grande viagem, qual seria o custo mensal, que barco é mais adequado para isso, como é atravessar o canal do Panmá...enfim, todas as informações que podiam obter para acalentar um sonho de fazer alguma coisa parecida. De minha parte fiquei muito agradecido ao Raimundo, por ter confiado em nosso escritório para a escolha do projeto. Como de certa forma nos especializamos no assunto, procurando projetar veleiros de cruzeiro capazes de realizas qualquer aventura náutica, somente quando os pilotos de prova que saem por ai com nossos barcos, ficamos sabendo como nossas idéias funcionaram.

Chegada triunfal do Caroll ao píer do Iate Clube Fo Rio de Janeiro, após dez meses e cinco dias de viagem em volta do planeta.

Clique aqui para saber mais sobre o Explorer 39