Samoa 28 - Grupo de construtores chegando à reta final

Sempre achamos que o Samoa 28 é um barco especial. Embora requeira um bom número de horas para ser fabricado, seu princípio construtivo é fácil de ser assimilado pelo mais inexperiente dos construtores amadores. No momento um bom número deles encara o desafio de fazê-lo, sendo que, para nossa alegria, tanto quanto sabemos, estão conseguindo tocar suas obras sem dificuldades, guiados pelas informações contidas no roteiro que acompanha o projeto.

Samoa 28 Terrius. Esse barco é um show de bola. Seu proprietário, Bernardo Sampaio, está feliz da vida com sua obra. Ele sabe que nesse tamanho não encontraria outro barco que lhe inspirasse tanta confiança. Essa foto foi tirada no seu lançamento em Ubatuba, Estado de São Paulo. Foto: Bernardo Sampaio

Essa é uma parte da história do projeto. A outra é o fato de que o Samoa 28 é um cruzeiro oceânico ultra-seguro e confortável. Quando as pessoas entendem que construindo um Samoa 28 ficam possuindo um barco capaz de realizar qualquer aventura marítima com uma margem de segurança fora de série, aí então fica explicada a razão pela qual o modelo apaixona a tantas pessoas. A prova disso é o número impressionante de blogs de construtores de barcos da classe. A tribo de amadores, além de curtir a construção de uma forma surpreendente, ainda encontra energia de compartilhar suas experiências com outros construtores e o público em geral. Somente com links de nosso site (afinal só colocamos links para os blogs quando somos informados que foram criados), são meia dúzia, sendo eles na ordem que os apresentamos: Everest, Sirius, Caprichoso, Furioso, Baleia e Paloma.

Samoa 28 Sirius em Punta del Leste. Contruir um barco no jardim de casa e em seguida se inscrever numa regata internacional não tem preço. Foto: Daniel D’Angelo

Até março de 2012 já existiam quarenta e oito construtores do projeto espalhados por vários países em quatro continentes, mas somente ficamos sabendo tudo sobre suas construções quando nossos clientes criam blogs, ou nos escrevem contando as histórias de suas construções e enviando fotos.

Samoa 28 Sirius, de Daniel D’angelo, navegando no Rio da Prata, Argentina. Esse barco pouco depois de sua inauguração navegou de Buenos Aires até Punta del Leste, quando se provou ser um baita veleiro oceânico. Cortesia: Daniel D’Angelo

Agora está acontecendo um fato importante para a classe. Vários Samoas 28 de construtores amadores com blogs listados em nossos links estão na reta final de construção. Temos certeza que na cabeça de seus construtores o que menos devem faltar são sonhos ambiciosos. E, olha só, se alguém merece sonhar alto é esse pessoal. Os barcos que nossos bloguistas estão construindo estão ficando tão bonitos e bem feitos que não vemos outro destino para eles do que sair por aí com suas criações, dando retorno à tanta dedicação.

Em uma viagem de férias Luis Gouveia viajou de Perth, Austrália, ao Rio de Janeiro, e na ocasião visitou a obra do Baleia, em Macaé, Estado do Rio. Na foto Luis está à esquerda ao lado de Ubiraci Jardim, um fantástico construtor amador. Agora o Baleia já está praticamente pronto e Ubiraci já sonha em participar da regata Recife – Fernando de Noronha com direito a um esticão até o Caribe.

Ao pessoal dos blogs, Moacir Ribeiro, do Everest, de Blumenau, S.C. que está com seu barco praticamente concluído, Daniel D’Angelo, de City Bell, Buenos Aires, Argentina, construtor do Sirius, primeiro Samoa 28 a ficar pronto, Dimas Suppione, que está construindo o caprichado Caprichoso em Santo André, S.P., Jorge Dias, de Curitiba, PR, entusiasmado construtor do Furioso, Ubiraci Jardim, de Macaé, R.J., que está na reta final da construção do Baleia, e do mais novo membro do clube, Rogério Cavalcante, de Parnaíba, Piauí, que está iniciando a construção do Paloma, a todos vocês desejamos que seus barcos lhes proporcionem muita felicidade e cruzeiros inesquecíveis.

Clique aqui para saber mais sobre o Samoa 28