Cabo Horn 40 - Últimas notícias sobre a classe

O Cabo Horn 40, um veleiro projetado para realizar longos cruzeiros ou expedições náuticas, está regularmente gerando notícias em nosso site. Sendo um modelo que se mantém em contínua expansão, tanto em número de unidades, quanto geograficamente, ele é um de nossos carros chefes como o barco ideal para uma família. O que temos mais observado desde o primeiro barco a ficar pronto é que quando alguém se refere a esse modelo é sempre para promover suas qualidades, sendo os proprietários das unidades navegando os principais propagandistas da classe.

O Aya, de Tadeu Corseuil, é um barco de muitas milhas navegadas, sempre participando de regatas de longo curso. Este ano, após tirar segundo lugar em sua classe na Regata Recife- Fernando de Noronha, segue viagem para o Caribe, onde deverá chegar ainda em dezembro.

O primeiro barco da classe a ficar pronto foi o Aya, de Tadeu Corseuil. Esse barco magnificamente construído pelo Estaleiro Estrutural, de Cabo Frio, Rio de Janeiro, já realizou muitas regatas oceânicas, sempre mostrando excelente desempenho em qualquer condição de tempo, inclusive tendo vencido a regata Recife - Fernando de Noronha em sua categoria numa de suas participações.

Em 2012 Tadeu se inscreveu de novo nessa regata, tendo o Aya ficado em segundo lugar em sua classe. A diferença para os outros anos é que dessa vez, ao contrario das outras quando voltou para o Rio de Janeiro depois de concluído o programa, está seguindo para o Caribe onde deverá ficar até o meio do ano de 2013. Então será feita a decisão de como será o retorno, se será uma navegada até o meio do Atlântico Norte e uma volta direta, ou se será realizando o circuito do Atlântico, passando pela Europa antes de retornar ao Brasil. Em qualquer hipótese é como se o Aya estivesse encontrando sua verdadeira vocação, a de veleiro de cruzeiro projetado para fazer longas viagens.

***

Um Cabo Horn 40 que facilmente poderia ser classificado como Loyds 100 A1, como máximo em qualidade, é um que está sendo construído no interior do Paraná por nosso cliente Sérgio Danilas. Sendo engenheiro químico por profissão, Sérgio decidiu substituir os sarrafos de madeira especificados no projeto por tiras de espuma de PVC, dessa forma construindo um levíssimo casco de sanduiche de espuma.

Fotos da virada do Cabo Horn 40 de Sérgio Danilas

No momento a obra está bem mais adiantada, sendo que o barco deverá estar navegando no ano de 2013. Existem vários outros Cabo Horn 40 na reta final para serem lançados, e como sempre fazemos, sempre que formos sendo notificados de um lançamento iremos informando em nossas notícias.

***

Outro Cabo Horn 40 que começa a fazer sua história é o Al Sharif do advogado carioca João Fragoso. Esse barco, uma construção totalmente amadora, foi feito em sua casa de praia em Angra dos Reis, Estado do Rio de Janeiro, e acabou se tornando um belíssimo exemplo da classe. Seu lançamento à água se deu no mês de outubro de 2012, após alguns anos de trabalho árduo. Mas de agora em diante é só aproveitar. Fragoso se prepara para uma longa viagem com destino à Costa Azul Francesa, o sonho que o levou a construir o Al Sharif. Ao nosso amigo desejamos que breve esteja partindo para realizar seu sonho, que com certeza será regularmente informado em nosso site.

Al Sharif, lançado à água em outubro de 2012, é o mais recente Cabo Horn 40 a ser inaugurado. João Fragoso, seu proprietário se considera uma pessoa abençoada pelo fato de ter construído um barco tão bonito.

***

O Cabo Horn 40 não é um veleiro como os barcos produzidos em série. Ele é projetado para não ser descartável depois de alguns anos de uso. Ele é feito para durar uma eternidade quase sem requerer manutenção. Toda sua parte de sistemas de bordo, como hidráulica, elétrica e manutenção do motor, é de fácil acesso e não é caixa preta prevista para só ser mexida por pessoal especializado. O sistema construtivo madeira/epóxi praticamente não requer manutenção e o fato dele ser um barco de médio deslocamento lhe confere uma potência impressionante quando está velejando com vento de proa em mar grosso. Além disso, seu arranjo interno é feito para uma família morar a bordo esbanjando conforto. É por isso que o barco é tão bem cotado e até agora só sabemos de clientes contentes por terem feito essa opção

O arranjo interno do Cabo Horn 40 se equivale ao de um confortável apartamento

Clique aqui para saber mais sobre o Cabo Horn 40.