Pop 25 Konquest - Construindo o barco da família

Consideramos ser um privilégio quando uma família se reúne em busca de um sonho. É isso que está acontecendo com a construção do Pop 25 Konquest que está sendo feito em Santa Catarina pelos irmãos Marcelo e Vandeli Schurhaus. O desafio da família Schurhaus não é desprovido de obstáculos. O barco está sendo construído exclusivamente nos fins de semana sobre a laje da garagem de sua residência sem que haja corrimão de proteção em suas beiradas, nem abrigo para proteger a obra das inclemências do tempo, além de uma lona para cobrir a obra no fim de cada dia de serviço.

O barco visto da popa tendo a filhinha do Marcelo já se acostumando com o que será seu futuro beliche...sempre ao alcance dos olhos atentos da mãe. Foto: Marcelo Schurhaus.

Com somente os fins de semana para trabalhar e ainda tendo que contar com um bom tempo, apesar dessas limitações a obra avança bem rápido, o interior já estando praticamente concluído, tendo sido feito a toque de caixa. Recentemente publicamos um artigo mostrando um vídeo da virada do casco, esse vídeo proporcionando um show de competência e bom planejamento bonito de ser visto. Temos o link para o blog que Marcelo edita regularmente – “Pop 25 Konquest”. Caso deseje abri-lo, irá conhecer toda a história dessa construção. No entanto estamos escrevendo essa nota somente para mostrar como o interior do Konquest já está ficando com cara de pronto.

Por essa altura fica comprovado que a construção do interior do Pop 25 é uma operação rápida e fácil de ser executada. As anteparas transversais já representam uma boa parte da mobília interna, e elas foram pré-fabricadas em bancada antes de qualquer outra coisa. Também os painéis longitudinais de compensado são em sua maioria retangulares, as poucas portinhas da mobília podem ser construídas em bancada e as guarnições e acabamentos são sarrafos retos cujo acabamento nas extremidades é feito com juntas de topo, as mais fáceis de serem realizadas. Um método tão fácil de construir assim dá um desejo de terminar o interior num piscar de olhos para que possam ver como o barco fica sendo por dentro, e para logo em seguida iniciar a fabricação da superestrutura. Esse tem sido o caso de todos os construtores de Pop 25, a família Schurhaus não send exceção. A meta é terminar o barco antes do fim de 2013.

A carpintaria básica do móvel da cozinha já está concluída, faltando apenas instalar os acabamentos. A privada também já está instalada em seu compartimento. Foto: Marcelo Schurhaus

Nós da B & G Yacht Design desejávamos que o Pop 25 viesse a ser conhecido como um veleiro oceânico de preço acessível e fácil de ser construído. Isso, aliás, está sendo confirmado por nossos construtores. Agora estamos descobrindo que ele também pode vir a ser o barco de oceano ideal para uma família.

É nessa idade que se conquista o amor pela náutica. Se toda a família se diverte a bordo, os filhos vão gostar de velejar para sempre. Foto: Marcelo Schurhaus

Clique aqui para conhecer mais sobre o Pop 25.