Green Flash Mount Gay 30

Esta nova e empolgante classe tem atraído o interesse da comunidade regatista internacional e nosso escritório saiu na frente para apresentar ao público brasileiro o Green Flash, primeiro Mount Gay 30 desenhado no Brasil.

Com o lançamento da nova classe através de um concurso patrocinado pela Royal Ocean Racing Club, a entidade mundial do esporte da vela de oceano, nossa jovem equipe, constituída por Astrid Barros e Luis Gouveia, participou da competição tendo o projeto recebido uma menção honrosa por sua participação inclusive com publicação na revista de uma parte de nossos desenhos.

Este projeto está agora à disposição dos nossos velejadores de oceano, oferecendo a vantagem do conhecimento de quem começou entre os melhores e que tem todo o interesse em continuar assim.

O Mount Gay 30 é um veleiro extra-rápido, irmão menor do Whitbread 60, com todas as características que tanto estão atraindo os regatistas: como lastro d’água, spinnaker assimétrico até o tope do mastro e pau de spinnaker bem maior do que a base do triângulo de proa. Com capacidade para fazer regatas de média e curta distância, o Mount Gay 30 começa a se destacar em regatas importantes do circuito mundial. Entre nós esta classe deverá apresentar um rápido desenvolvimento, graças a seu custo moderado e à possibilidade de patrocínio.

O Green Flash foi desenhado tendo em mente a necessidade de excepcional performance em ventos médios e fracos, característica marcante de nossas raias no litoral entre Rio e São Paulo. Todavia o estudo avançado de sua quilha e do leme irá permitir atuações surpreendentes quando vento e mar aumentarem. A melhor eficiência no controle do barco em condições adversas conseguida com um bom leme irá garantir ao Green Flash planadas gloriosas. Os tanques de lastro estão desenhados para máxima eficiência na escora em ventos fortes sendo o plano de linhas otimizado neste sentido. Outra característica marcante do Green Flash é a eliminação do estai de popa, o que permite uma área vélica muito mais expressiva e uma relação de aspecto mais eficiente da vela grande.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS

Comprimento total

9.60 m

Comprìmento na linha d`água

8.66 m

Boca máxima

3.35 m

Calado de desenho

1.95 m

Lastro (em chumbo)

1150 kg

Deslocamento de desenho

2420 kg

Tanques de lastro

300 l

Motorização (Yanmar)

2GM20-18hp

Área vélica (grande + D proa)

76.0 m2

Método Construtivo

Sanduíche FRP