Corte CNC Renderizações Dados Técnicos História Descrição Layout Principais Dimensões Lista de Planos Plano Vélico Mastro Convês Construção Clube Fotos Quilha Projeto

Kiribati 36

A divisão interna foi concebida para longas travessias com um casal e eventuais convidados, esperando-se que o casal tenha suficiente conforto para morar permanentemente a bordo.

O arranjo é essencialmente o de um quarto com dependências e uma cama de hóspedes, sendo o centro de atividades num piso elevado na área envolvida por gaiutas. Nesta área se cozinha e navega, e imediatamente atrás dela temos o camarote principal a bombordo e o banheiro a boreste.

Indo para a proa o piso é rebaixado e temos o salão principal, com mesas de rebater montadas nos dois lados da caixa da quilha pivotante, que também serve de apoio para as pias da cozinha, que drenam diretamente para dentro dela sem necessidade de uma abertura extra no casco.

Sofás simétricos servem para os convidados num jantar e como camas de navegação, sendo situados na área mais confortável para dormir com o barco em movimento.

A cama de proa fica logo adiante, integrada ao ambiente, e uma cortina pode oferecer privacidade a um casal visitante.

Pontos pouco evidentes mas importantes na concepção do barco são as duas anteparas estanques, uma na proa suficientemente recuada para permitir um enorme paiol de corrente e amarras, com profundidade e volume suficientes para receber grande quantidade de corrente, e outra na popa, que é subdividida em uma área de arrumação que pode receber tudo o que acaba encontrando lugar em cima das camas não usadas em barcos que não disponham desta área específica e num paiol de gás grande o suficiente para garantir mais de 1 ano de autonomia.

Outra área pouco encontrada em barcos deste tamanho é a que fica para trás do banheiro, que é dedicada somente a itens técnicos, como entradas e saídas de casco, tanques e filtros de combustível, bombas de piloto automático e outros opcionais como dessalinizador etc. Abrir um armário na sala e deparar-se com uma bomba de dessalinizador é algo comum em barcos que não tiveram áreas dedicadas na fase de desenho.

Lugal para um sistema de calefação é previsto no arranjo interno

O Kiribati 36 é aquele barco grande o suficiente para levar você e sua família pelo mundo, mas ainda pequeno para não exigir um investimento exagerado e ter baixo custo de manutenção.