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Multichine 28

O sistema de construção do MC28 é o resultado de longa experiência adquirida na aplicação do mais consagrado método construtivo empregado na construção amadora, o chamado método compensado/epóxi. Compensado naval é um material facilmente encontrável, é estável dimensionalmente e extremamente resistente para seu peso, e quando sua superfície é saturada com resina epóxi, irá durar muitas dezenas de anos sem apresentar o menor sinal de envelhecimento. Saturando-se internamente com epóxi e revestindo-se externamente com fibra de vidro saturada com resina epóxi, a durabilidade do barco será indeterminada, pois em nossa bagagem de experiência, o primeiro barco que fizemos por esse processo já ultrapassou os trinta anos de vida e continua em muito bom estado quase não requerendo manutenção.

O conceito construtivo no MC28 se baseia na pré-fabricação em bancada de toda a estrutura transversal, consistindo de anteparas ou semi-anteparas, todas elas estrategicamente posicionadas nas seções de desenho, que além de serem estruturais, dão forma ao barco. Essa é uma bem-vinda simplificação do processo construtivo, pois facilita demais a montagem e em seguida a continuação da construção do interior, quando toda a parte transversal da mobília já se encontra pronta após o barco ser virado. Essas anteparas ou semi-anteparas  devem ir para a montagem no estágio mais adiantado possível, inclusive já estando impregnadas com epóxi. Como tudo isso é feito em bancada, esse serviço é prático e agradável de ser realizado, além de adiantar bastante a continuação da obra mais adiante. Acreditamos que esse possa ser o principal motivo para que tantos construtores amadores, mesmo sem experiência prévia, tenham sido bem sucedidos na construção de seus barcos.

A construção do MC28 segue uma sequência lógica: pré-fabricação da estrutura transversal e roda de proa, montagem e fechamento do casco, aplicação de fibra de vidro por fora, construção do interior e construção da superestrutura. Esse caminho, embora simples de ser seguido, representa um trabalho razoável, e não existe atalho alternativo para um bom resultado, por isso o manual de construção que acompanha o projeto procura cobrir cada fase da obra, fornecendo informações detalhadas de como fazer cada parte do barco, explicando detalhadamente as operações construtivas. Alguns projetistas adotam o método costure e cole, que para barcos maiores não achamos vantajoso, pois o consumo do custoso epóxi é excessivo e a continuação da obra após a conclusão do casco também é muito mais penosa e demorada.  

Imagens renderizadas por: www.ideebr.com

Lista de Material

 
Lista de materiais
Dimensões
m3
CASCO
1.1
Casco -compensado naval 6mm
16 folhas
**

1.2

Chines - sarrafos 40mm x 25mm
0,025 x 0,04 x(9+9+8.4+8.4) x 2
0.0696
1.3
Quilha laminada - 4 x compensado naval 10mm
5 folhas
**
1.4
Roda -de- Proa - comp.naval 6mm
1 folha - 2.20 x 0.13 x 0.08
**
1.5
Capa da Roda de Proa - comp.naval 10mm
1 folha - 2.20 x 0.10 x 0.04
**
1.6
Hastilhas
0.06 x 0.1 x (0.88+1.02+1.14)
0.0182
1.7
Trincalizes
0.025 x 0.04 x (2 x 9)
0.0182
1.8
Skeg do eixo do motor
2 x 0.02 x 0.2 x 0.5 - bruto
0.0004
1.9.1
Jazente:
Madeiras Longitudinais
(4) x 0.04 x 0.02 x 0.7
0.0022
1.9.2
Laterais - Compensado naval 10mm
1 folha
0.0540
1.9.3
Madeira de topo
(2) x 0.06 x 0.02 x 0.75
0.0018
1.10
Maciço no pé do mastro
0.025 x 0.2 x 0.3
0.0015
1.11
Leme
0.06 x 0.47 x 2.44 - bruto
0.0644
CONVÉS
2.1
Convés e teto da cabine - compendasdo naval 10mm
7 folhas
**
2.2
Laterais da cabine - 2 x compensado naval 10mm
1 folhas
**
2.3
Espelho Frontal Cabine - 3 x compensado naval 10mm
1 folha
**
2.4.1
Sicordas - Madeira interna
2 x 0.025 x 0.025 x 5.0
0.0063
2..4.2
                - Madeira externa
2 x 0.025 x 0.05 x 5.0
0.0125
2.5
Mediania
0.025 x 0.04 x 5.9
0.0038
2.6
Vaus do convés e da cabine - serrados
0.025 x 0.05 x 21.6
0.0270
2.7
Vaus do cockpit - serrados
0.025 x 0.09 x 7.0
0.0158
2.8
Interseção do teto com as laterais da cabine
2 x 0.020 x 0.05 x 1.7
0.0034
2.9
Interseção do Espelho frontal c/ lateral da cabine
2 x 0.02 x 0.05 x 0.8
0.0016
2.10.1
Madeiras do cockpit
25mm x 25mm
3 x 0.025 x 0.025 x 1.4
0.0026
2.10.2
50mm x 25mm
1 x 0.025 x 0.05 x 1.4
0.0018
2.11.1
Braçolas
Estrutura Transversal - comensado naval 10mm
4 x 0.02 x 0.02
0.0016
2.11.2
Estrutura Longitudinal
6 x 0.025 x 0.02
0.0030
2.11.3
Estrutura Inferior
2 x 1.9 x 0.35 x 0.02
0.0266
2.11.4
Revestimento - Compensado naval 10mm
1 folha
**
2.12
Reforços sob o convés - tamanhos variados
Espessura = 0.025
0.0107
2.13
Plataforma de popa
***
**
2.14
Longarinas do convés de proa
0.025 x 0.05 x 7.9
0.0099
COMPONENTES TRANSVERSAIS
3.1
Cavernas nas anteparas
0.025 x0.05 x 43.0
0.0538
3.2.1
Pes - de cavernas -
Normais
0.025 x altura x 14
0.0245
3.2.2
Duplos
0.05 x 0.110 x 8.5
0.0468
3.3
Anteparas e mobilia - compensado naval 10mm
15 folhas
**
3.4
Espelho de popa - compensado naval 10mm
1 folha
**
3.5
MADEIRA TRANSVERSAL NAS ANTEPARAS E MOBÍLIA
3.5.1
Reforços 25mm x 25mm
0.025 x 0.025 x 35.0
0.0219
3.5.2
Reforços 50mm x 25mm
0.025 x 0.05 x 4
0.0050
3.5.3
Guarnições 70mm x 20mm
0.02 x 0.07 x 5.1
0.0071
3.5.4
****
***
**
3.6
Reforços nos fusis
4 x 0.025 x 0.110 x 0.95
0.0105
3.7
Coluna de suporte do mastro
2 x 0.025 x (0.10+0.11+0.05) x 1.83
0.0238
3.8
Rodapé
0.02 x 0.04 x 4
0.0032
3.9
Base para o rodapé
0.04 x 0.10 x 3.8
0.0152
COMPONENTES LONGITUDINAIS
4.1.1
Compensado de revestimento - comp.naval 10mm
12 folhas
**
4.1.2
****
***
**
4.2
Paineiros
***
**
4.2.1
Paineros dos pisos - comp. naval 10mm
3 folhas
**
4.2.2
Paineiros dos boliches - comp. naval 10mm
4 folhas
**
4.3
MADEIRA LONGITUDINAL DA MOBÍLIA
4.3.1
Reforços 25mm x 25mm
0.025 x 0.025 x 35
0.0219
4.3.2
Reforços 25mm x 50mm
0.025 x 0.05 x 5.0
0.0063
4.3.3
Guarnições 150mm x 20mm
0.02 x 0.15 x 8.1
0.0243
4.3.4
Guarnições 70mm x 20mm
0.02 x 0.07 x 8.8
0.0123
4.3.5
****
***
**
4.3.6
****
***
**
4.4
Rodapé
0.02 x 0.04 x 5.0
0.0040
4.5
Base para o rodapé
0.04 x 0.04 x 5.0
0.0080
LAMINAÇÃO
 
Peso g/m3
Area m3
Peso de fibra
espessura
5.1
Casco
Manta 450g/m3
**
**
**
**
Tecido 800 g/m3
**
**
**
**
Manta 450g/m3
2950 g/m3
32m2
100kg
5mm
Tecido 800 g/m3
**
**
**
**
Manta 450g/m3
**
**
**
**
5.2

Convés/ Espelho de popa

1350 g/m3
30m2
40kg
2.5mm