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Multichine 28

PLY-GLASS VERSUS SANDUÍCHE DE STRIP PLANKING

Nossa linha de veleiros Multichine em ply-glass é a série de projetos que desenhamos para a construção amadora, permitindo que pessoas sem experiência prévia venham a construir um veleiro de cruzeiro capaz de navegar em alto mar com segurança e conforto. Este método construtivo é muito simples de ser executado e praticamente todos que decidiram construir um barco por esse sistema, realizaram a obra sem problemas.

Muitos destes veleiros estão sendo construídos para fazerem grandes cruzeiros e seus construtores tem grande confiança em seus barcos, pois durante a fabricação puderam verificar como eles são robustos.

Os MC23MkIV, MC26C, MC28, MC31 e MC34 são os nossos modelos com estas características. Todos eles são fortes e marinheiros o suficiente para poderem dar uma volta ao mundo com segurança.

Desejando oferecer aos nossos construtores amadores um método alternativo com méritos equivalentes aos de nossos barcos em ply-glass, resolvemos adotar também o sistema de sanduíche de strip planking de madeira ou de espuma de P.V.C. para a fabricação de veleiros destinados à construção amadora. Este método apresenta algumas vantagens sobre a construção em ply-glass. São elas: em primeiro lugar a possibilidade de fazer cascos de fundo redondo em vez dos de seção poligonal típica dos Multichines. Em segundo lugar pelo fato da laminação externa de fibra de vidro ser mais fina do que a especificada na linha ply-glass. Por causa disso a lixagem e o acabamento fica mais fácil de serem executados. Finalmente os barcos fabricados em sanduíche de strip planking são mais leves do que os equivalentes em ply-glass.

Quando o strip planking é constituído de sarrafos de madeira, há uma economia no custo do material e o processo é mais fácil de ser executado pelo amador inexperiente. Por outro lado, quando o strip utilizado é a espuma de P.V.C. a construção fica mais leve.
Também quanto ao interior e convés pode-se optar pelo compensado naval, ou no caso do casco ser construído com strip de espuma, faz sentido usar sanduíche de espuma para a fabricação destas partes.

Resumo da ópera:

Barcos de ply-glass: Robustos e muito fáceis de construir.
Barcos de sanduíche de strip planking de madeira: Robustos, mais leves, e igualmente fáceis de construir.
Barcos de sanduíche de strip planking de espuma de P.V.C.: Robustos, mais leves ainda, um pouco mais caros e um pouco menos fáceis de construir.

Nossa linha de veleiros em ply-glass já está super consagrada com muitos barcos construídos e proprietários satisfeitos. Nossos campeões de vendas desses modelos são o Multichine 23 e o Multichine 28 que já passaram longe da casa das cem unidades em construção. As pessoas que querem acima de tudo se dar bem na construção para depois entrarem a bordo e saírem mundo a fora, esses barcos são perfeitos.

Já aqueles mais exigentes que prefiram cascos redondos e desejam um barco mais regateiro, o sistema de construção em sanduíche de strip planking é uma ótima opção. Por esse processo por enquanto só temos o Samoa 28, um projeto de design avançado com um bom potencial de velocidade e um ótimo conforto interno. Já havendo uma procura acentuada para este modelo, logo estaremos lançando novos projetos para esse método, tanto na linha Samoa quanto na Cabo Horn.


2 - 1 - Curva de estabilidade estática

A curva de estabilidade mostrada a seguir leva em consideração apenas o casco da embarcação. Se convés e cabine fossem incluídos no cálculo, a estabilidade positiva para o ângulo de adernamento seria acrescida de alguns graus. Esta informação é importante porque usando critérios diferentes, projetos de outros escritórios apresentam valores mais altos do que os nossos sem necessariamente serem mais estáveis. De qualquer forma, considerando apenas o casco, a estabilidade do MC28 é bastante favorável, o que permite que se enquadre na categoria A conforme as normas de segurança quanto às qualidades marinheiras da União Européia ( STIX )


2 - 2 - Características marinheiras

O Multichine 28, diferentemente da maioria dos barcos de seu porte, se enquadra na categoria A ( barco capaz de enfrentar tempestades de força 10 com ondas de sete metros de altura média e ondas eventuais de até quatorze metros de altura ) do critério de avaliação STIX estabelecido pela Comunidade Européia. Os dados da medição do MC28 estão relacionados abaixo, e se aplicam aos barcos da classe construídos sem modificações que possam alterar significativamente a posição do centro de gravidade e a resistência ao vento.

Multichine 28
Stix =34,30
- Base Lengh Factor:
- Inversion Recovery Factor:
Lbs =7,85
F4 = 0,96
- Displacement-Length Factor:
FIR =0,96
FI = 0,93
- Dinamic Stability Factor:
F1 = 3,82
Agz = 43,12
FDL = 1,25
F5 = 0,93
- Beam-Displacement Factor:
FDS = 0,93
Fb = 1,90
- Wind Moment Factor:
F2 = 0,99
Vaw =
FDB =0,99
F6 = 1,00
- Knockdown Recovery Factor:
FWM = 1,00
Fr = 5,95
- Downflooding Factor:
F3 = 1,40
F7 = 1,50
FKR = 1,40
FDF = 1,25

2 - 3 - Polar velocity curve