Dados tecnicos Clube Renderizações Formulario de Pedido Fotos Quilhas Construção do Casco Convés Mastro e asteiamento Plano Vélico Lista de Planos Principais Dimensões Layout Descrição

Multichine 31

O lastro do Multichine 31 é um fin-keel com bulbo em baixo, cuja parte inferior é plana, feito em ferro fundido e possuindo um calado relativamente baixo. (O calado do MC31 é de apenas 1.63m). Adotamos esse tipo de quilha na maioria de nossos barcos de cruzeiro porque ela oferece um excelente desempenho no contravento para seu relativamente baixo calado e porque o bulbo não ultrapassando os limites da frente e de trás do fin-keel, não traz praticamente risco algum do cabo da âncora se enrolar sobre o bulbo, no caso de a maré mudar e o vento enfraquecer ou rondar.

Quem já sofreu esse contratempo em um barco desses de quilha regateira sabe bem o desconforto que isso significa. Além disso, essa quilha é tão forte que em caso de uma colisão provavelmente nada irá acontecer com ela. Essa experiência já foi vivida por vários de nossos clientes com diferentes barcos de nosso projeto. Após colidirem com a quilha contra algum obstáculo, pelo impacto e pelo estrondo, imaginaram que em seguida o barco iria afundar. Para espanto deles, às vezes descobriam garrafas partidas na geladeira e galos na testa, mas nenhum sinal de água no porão.

Uma inspeção cuidadosa no fin-keel, quando muito, teria mostrado um pequeno dente no bordo de ataque. Os parafusos de aço inoxidável da quilha são do tipo forjado de 16mm, muito fáceis de se encontrar e são extremamente duráveis.

A quilha do Multichine 31 é fácil de ser instalada em qualquer lugar onde tenha uma grua ou travel-lift.
Foto: Zilmar Franzen

Em alguns países pode existir alguma dificuldade de se encontrar fundições que queiram fazer quilhas de veleiros. O serviço é considerado pequeno para consumir uma só tachada, e muito grande para ser preenchido com restos de um pedido mais volumoso.

Para aqueles que encontram problemas para fazer uma quilha em ferro fundido, ou aqueles que preferem outro sistema, temos mais dois modelos opcionais de fin-keel: caixa de aço preenchida com chumbo fundido, sem bulbo, mas com mesmo peso e calado da de ferro fundido, e uma quilha de chumbo, um pouco mais profunda e igualmente sem bulbo, mais voltada para quem gosta de participar de regatas tipo “club racing”.

Quilha bulbosa
Material
Peso
Altura
Comprimento em cima
Comprimento em baixo
Ferro fundido
1450 kg
0.950m
1.80 m
1.31 m