Dados tecnicos Clube Renderizações Formulario de Pedido Fotos Quilhas Construção do Casco Convés Mastro e asteiamento Plano Vélico Lista de Planos Principais Dimensões Layout Descrição

Multichine 31

I

J

P

E

16.2 m

4.5 m

14.58 m

4.65 m


Vela

Pano

Testa

Esteira

Valuma

Área

Grande

6,5oz

10,90 m

11,45 m

3,65 m

21,78 m2

Genoa

4,5 oz

11,15 m

10,65 m

5,16 m

27,59 m2

Buja

6,5 oz

11,15 m

9,65 m

4,12 m

19,85 m2

Storm jib

8.0 oz

6,34 m

4,71m

3,37 m

7,72 m2

O Multichine 31 é um barco com mastreação e plano vélico projetados para cruzeiro com ênfase em bom desempenho. Como nesse tipo de mastreação de cruzeiro com as cruzetas flechadas para trás é conveniente que o mastro seja afinado para ser rígido e sem curvatura, ou se houver, essa ser muito pequena, é importante que a vela grande seja relativamente chata na testa, pois será difícil receber a contribuição do mastro, curvando-o no vento forte para achatá-la em sua barriga. Esse conceito não é lá muito regateiro, mas é altamente conveniente em um barco de cruzeiro, pois o estai de popa pode ter uma afinação única para todas as condições, sendo menos um trabalho a realizar pelos tripulantes quando em cruzeiro.

O Multichine 31 Santa Clara é uma construção amadora, como a maioria dos barcos da classe. Aqui ele está velejando na saída da Baia de Guanabara

No entanto o MC31 está longe de ser um barco que traz poucas emoções para os velejadores exigentes. Embora a Genoa com “overlap” moderado seja uma vela de fácil manobra, ideal para cruzeiro com tripulação reduzida, por outro lado, uma vela grande de área compatível à de veleiros de regata confere ao MC31 aquela sensação de potência que tanto agrada ao navegante que realmente aprecia o esporte da vela.

***

A versão opcional do Multichine 31 com uma cabine do tipo pilot-house possui um plano de velas e de mastreação idêntico ao da versão original, exceto pelo fato do mastro ser mais longo para compensar pelo pé do mastro, que nessa versão fica mais baixo. No entanto nas duas versões a retranca fica na mesma altura.

O Multichine 31 Kuara foi o primeiro barco da classe a ser construído de acordo com a versão opcional de cabine tipo pilot-house.