clube Descrição Layout Principais Dimensões Lista de Planos Plano Vélico Mastro e asteiamento Convés Construção do Casco Quilhas Fotos Formulário de Pedido

Multichine 45

Para atender a uma demanda crescente entre os velejadores brasileiros por um veleiro de maior porte para construção em aço, Roberto Barros Yacht Design desenvolveu o Multichine 45, o mais moderno e inovativo projeto de veleiro de cruzeiro já produzido por este escritório. O mercado ansiava por um barco forte, confortável e marinheiro que pudesse ser construído sem muitas dificuldades, usando o material mais viável para a construção naval que é o aço comum.
O barco pronto deveria ter um aspecto muito bonito e transmitir aquela impressão de veleiro de expedição necessária para que o projeto atingisse plenamente o seu objetivo. Afinal de contas quem deseja possuir um veleiro de 45 pés quer acima de tudo saber que pode ir com ele para qualquer latitude com segurança e conforto.
Com essas idéias em mente desenvolvemos o Multichine 45. Um veleiro com o convés de proa tipo "flush", uma cabine baixinha a ré do mastro, um cockpit bem dimensionado e uma ampla plataforma de embarque a ré do espelho de popa.
O arranjo interno desenvolvido tem apaixonado as pessoas que nos consultam. Afinal é o único barco do seu porte que conhecemos com três camarotes, sendo um deles em suíte, estação de comando elevada, sala totalmente enjanelada, cozinha de amplitude residencial e um simpático beliche do piloto ao lado da gaiúta principal.  Para os que pretendem viajar longe levando equipamentos variados existe um paiol a boreste, amplo o suficiente para uma pessoa caminhar dentro dele.
Em outros aspectos nosso veleiro também é campeão para realizar cruzeiros longos ou morar a bordo.  Seus imensos tanques integrados de água e óleo diesel aliados a um profundo porão na cabine central onde existe lugar de sobra para instalar gerador, dessalinizador, "boiler", unidades de refrigeração, etc, permitem que os tripulantes usufruam de todas as amenidades da vida moderna sem passar pelos problemas  de manutenção comuns em veleiros mais acanhados.
Uma das características do homem moderno é a proverbial falta de tempo.  Daí a importância de um veleiro veloz.  Neste ponto o Multichine 45 também fica muito bem situado.  Ultrapassando com facilidade os 8 nós de velocidade, nosso  projeto esta capacitado a fazer rápidas travessias com algumas singraduras acima de 200 milhas diárias.  No vento de proa a inércia conferida por suas 15 toneladas de deslocamento permite uma passagem firme e veloz pela água, ajudada por sua extensa linha de flutuação.
Calando dois metros nosso projeto tem as mesmas possibilidades de acesso da maioria dos veleiros de 40 pés ou menos.  O leme protegido por um skeg é uma tranquilidade para  quem depende tudo dele nas horas difíceis .
O primeiro  Multichine 45 já se encontra em fase adiantada de construção.  Quem o está produzindo em série é o estaleiro Metallic Boats, de Triunfo, Rio Grande do Sul tel(051) 654-3040, fax(051)654-3044, falar com Moeller.  A possibilidade do estaleiro de produzir apenas a parte de caldeiraria é de três a quatro unidades por ano, mas a Metallic Boats está preparada para fornecer o barco em qualquer estágio de acabamento, inclusive pronto para navegar.
Este barco é potencialmente tão importante para a vela de cruzeiro brasileira que quem realmente estiver interessado em conhecer mais detalhes aconselhamos uma visita ao estaleiro.  A surpresa será certamente muito agradável.