Formulário de Pedido Fotos Quilhas Construção do Casco Convés Mastro e asteiamento Plano Vélico Lista de Planos Principais Dimensões Layout Descrição

Multichine 45SK

O Multichine 45 é uma barco que desde o seu lançamento vem fazendo um grande sucesso junto a comunidade cruzeirística. Sendo extremamente confortável internamente e muito fácil de ser conduzido por uma tripulação reduzida ele logo atraiu muitos velejadores que desejam ardentemente um barco com estas qualidades.
Depois que os primeiros barcos foram para água e realizaram grandes cruzeiros e expressivas travessias nos entusiasmamos em fazer um novo lançamento, agora numa versão de quilha retrátil.
Como acreditamos que este é um dos caminhos mais promissores na busca de um veleiro ideal, dedicamo-nos a este desafio com o maior entusiasmo. Afinal de contas é um sonho poder encostar de proa em uma praia igualzinho aos invejados catamarãs e ao mesmo tempo manter a estabilidade positiva típica dos monocascos lastreados, a maior garantia de segurança para um veleiro de oceano.
A quilha retrátil pivotável é uma peça muito grande para ser alojada na área central do barco e para isso é necessário a fabricação de uma caixa que inevitavelmente fica ocupando um espaço nobre do interior da cabine.
Em um veleiro de 45 pés já existe volume suficiente para que seja possível fazer uma dinete em um dos lados desta caixa e um corredor de comunicação com o compartimento de proa do outro lado. Foi esta a solução que adotamos . A boreste fizemos uma bancada onde colocamos a cozinha. Esta bancada é longa e sobra espaço para um bom compartimento de refrigeração e uma ampla área de trabalho. Como o corredor de acesso ao compartimento de proa tem a caixa da quilha como a outra parede , quem estiver operando na cozinha fica bem escorado mesmo com o barco adernado. A dinete do lado oposto tem um formato em "L" e a mesa fica agregada a parede da caixa da quilha. A mesa de navegação é ampla e está posicionada a ré da cozinha, na popa inserimos duas confortáveis cabines sendo uma com banheiro privativo, e um banheiro social a ré da dinette. O compartimento de vante ficou inalterado. Como o projeto original estava muito bem dividido e a nova versão só precisou de adaptações em sua área central, o projeto do Multichine 45 agora se tornou um desenho com duas opções de escolha.
A nova versão com quilha retrátil possui leme fixo atrás de um skeg que protege o hélice quando o barco estiver encalhado. Optamos por um leme um pouco mais raso do que o original, porém com uma área equivalente, o que é uma solução bastante prática, pois o projeto fica tendo apenas um apêndice móvel. Como o leme fica sendo mais profundo do que a parte central do casco, quando o barco encosta de proa numa praia por exemplo, o skeg ajuda a permitir que as linhas d'água continuem na horizontal, facilitando o desencalhe pois o conjunto casco-skeg funciona como um plano inclinado.
Para o içamento da quilha projetamos um sistema em que dois cabos de spectra são puxados por um pistão hidráulico. Cada um destes cabos está dimensionado para trabalhar sozinho o que duplica o fator de segurança do conjunto. A maior vantagem deste sistema é o fato da quilha subir sem danos para o sistema caso haja uma colisão acidental.
Com o mesmo plano vélico da versão fin-keel , o Multichine 45Sk desloca um pouco mais do que a versão original, mas em compensação é mais estável do que o outro com a quilha abaixada.
Aproveitando a experiência adquirida com nossos projetos anteriores de veleiros de oceano com quilha pivotável, estamos oferecendo mais este veleiro para o público que deseja um barco com calado reduzido.