Quilhas Descrição Layout Principais Dimensões Lista de Planos Plano Vélico Mastro e asteiamento Convés Construção do Casco Quilhas Fotos Formulario de Pedido

Pantanal 25

Pantanal 25, o autêntico barco de camping.

1 - Barco de camping rebocável com capacidade de acomodar até seis adultos para pernoite
2 - Calado variável. Maximo 1.65 m. Mínimo 0.625 m.
3 - Desempenho típico dos barcos de regata.
4 - Conforto interno comparável a barcos bem maiores.
5 - Ecologicamente correto. Nenhuma perfuração no casco além do rasgo da quilha.
6 - Boca máxima de 2.44m não requer licença especial para reboque na maioria dos paises.
7 - Fácil de construir. Sanduíche de strip planking é um dos mais interessantes métodos de construção amadora.
8 - Custo convidativo. Pesando somente 1000 kg é barato de construir devido à economia em materiais.
9 - Cockpit amplo permite um desfrute maior da vida ao ar livre.
10 - Barco versátil capaz de navegar onde existir um lago, rio ou mar.

Desde que desenhamos o Samoa 28, nosso mais moderno barco para construção amadora, estávamos decididos a projetar um veleiro rebocável que pudesse ser guardado na garagem de casa em vez de ter que pagar dispendiosas contas de marina. Esse barco deveria ter um desempenho empolgante à vela, com direito a gurupés e balão assimétrico.
Assim nasceu o Pantanal 25. Para que o barco viesse a ser o mais atraente possível, dotamos seu interior com um arranjo bastante aconchegante e funcional: Uma cama de casal na proa, dois sofás beliche no centro da cabine, um banheiro a bombordo, logo na entrada da gaiuta, e uma cozinha compacta do outro lado. Uma segunda cama de casal sob o cockpit proporciona a possibilidade de que mais um casal possa se alojar para pernoite quando isso for necessário. Para evitar pedidos de divórcio, ao contrario da maioria dos barcos de sua categoria que oferecem um pé direito bem pequeno, dotamos a cabine com 1.60m de pé direito, um valor bem razoável para passar um período mais prolongado a bordo. Como a área mais usada do barco é o cockpit, projetamos essa parte do barco o mais ampla possível, adotando uma popa quase vertical para máximo aproveitamento de espaço. Para tornar o barco bem prático, desenhamos uma quilha retrátil tipo guilhotina com bulbo e um mastro pivotante.
Um barco para ser guardado em casa também deveria poder ser construído em casa.. Pensando nisso projetamos o Pantanal 25 para poder ser feito pelo amador, empregando o método sanduíche de strip-planking de espuma de PVC, que não requer formas e pode ser construído em temperatura ambiente. Pesando 1000kg incluindo o fin-keel, o Pantanal 25 é um barco ainda leve o bastante para ser transportado por um carro de médio porte. Mas o que o Pantanal 25 tem de mais empolgante é a sua área vélica. Com uma grande de valuma bastante convexa, e possuído além da buja um spinnaker assimétrico, esse barco é bastante veloz, o que deverá transformá-lo numa classe bem animada dentro de muito pouco tempo. Afinal nada como velejar num barco capaz de proporcionar grandes emoções ao navegá-lo.