Pop Alu 32

Novo Lançamento: Pop Alu 32

Em breve estaremos lançando um novo projeto, o Pop Alu 32. Pop, pois será um barco que pretende popularizar a construção de alumínio em tamanhos menores que o habitual, e Alu porque como foi dito, é um desenho para construção em alumínio.

O nome do desenho já sugere que ele tem um parentesco com o mais recente lançamento do escritório, o Pop 25, e em certos pontos isto é verdadeiro. Embora seja um barco bem maior, suas linhas de casco e apêndices seguem a mesma filosofia, de barcos modernos e que pretendem oferecer aos seus donos travessias oceânicas com boas médias de velocidade e grande segurança.

Afinal, os monocascos mais arrojados e que frequentam as águas mais inóspitas do planeta hoje são os IMOCA 60, e se olharmos com atenção, estes tem lemes e linhas de casco que muito se assemelham às dos novos desenhos.

O Pop Alu 32 poderá ser todo pré-cortado em máquinas CNC e o tipo de estrutura é misto, com casco em chapa grossa de 8 mm quase autoportante e convés estruturado convencionalmente para poupar no peso, e consequentemente no custo.

A quantidade de solda necessária é bastante reduzida devido ao desenho com apenas seis costuras longitudinais de casco, e sua montagem será feita já com o barco na posição normal, sem ser necessária a virada do mesmo para a construção do convés e finalização da obra. Isto será mais um ponto de economia.

As quilhas são com bulbo cilíndrico, também com construção simplificada. O sistema de lemes será bem robusto, e uma plataforma pivotante na popa cobrirá todas as partes móveis exceto a cana, deixando um layout limpo e desimpedido no acesso ao cockpit quando a cana estiver levantada.

A opção por duas quilhas se justifica pelo baixo calado e possibilidade de encalhar o barco sem que este aderne. Isso pode representar uma boa economia na hora de fazer limpeza ou pintura no casco, e o baixo calado, além das vantagens óbvias de permitir acesso a lugares rasos, também aumenta a segurança de navegação por permitir o refúgio em lugares que seriam proibidos a barcos de maior calado.

O layout será clássico, com cabine de popa separada e beliche de proa à frente dos sofás, banheiro e cozinha ao pé da descida para a cabine e uma mesa de navegação de proporções só encontradas em barcos bem maiores. Essa mesa poderá ser usada como um confortável escritório para aqueles que quiserem fazer do Pop Alu 32 sua moradia nos mares.

Entre as facilidades para o construtor estará a oferta de kits de corte também para as madeiras do interior, permitindo o acabamento da obra em tempo recorde.

O kit de corte da estrutura completa de alumínio deverá estar pronto em menos de um mês, e o projeto todo detalhado nos próximos dois a três meses.

Estamos confiantes que este novo conceito será aceito pelo público brasileiro e do continente americano em geral, pois na Europa os barcos modernos de linha já incorporam muitos dos desenvolvimentos surgidos das classes de competição oceânica de longo curso, como a Volvo Ocean Race e a Vendée Globe.

O projeto do Pop ALu 32 não faz concessões à segurança, possuindo grande estabilidade e isso, aliado à construção hiper-robusta em alumínio oferece aos potenciais construtores a possibilidade de ter um barco para navegação de alcance mundial em tempo recorde e a um custo reduzido.

Quem quiser mais detalhes pode contatar o escritório nos e-mails info@yachtdesign.com.br ou luisdesenhos@gmail.com .

Pop Alu 32 - Dados principais

- Comprimento total 9.98 m
- Comprimento de casco 9.50 m
- Comprimento na Linha d'água 8.607 m
- Boca Máxima 3.32 m
- Boca na Linha d'água 3.07 m
- Calado do casco 0.37 m
- Calado total 1.28 m
- Deslocamento de desenho 4600 Kg
- Deslocamento leve 4400 Kg
- Deslocamento carregado 5400 Kg
- Lastro de chumbo + peso da quilha 1218 Kg (940 Kg Pb)
- Área molhada de casco 21 m2 (25 m2 com as quilhas)
- Área Velica 45.4 m2
- Coeficiente Prismático 0.52
- Relação peso / Deslocamento 203
- Relação área velica/ área molhada 2.2
- Índice de estabilidade estática (STIX) 34.6 - Classe A

Nota: Alguns valores podem ser ajustados até o lançamento final do projeto.
Algumas imagens podem mostrar opções diferentes de mastreação