Pop Alu 32

Pop de popular e Alu de alumínio para material de casco, duas coisas que até agora costumam ser consideradas incompatíveis, mas que este projeto busca conciliar.

O Pop Alu 32 traz a segurança e longevidade de um casco de alumínio para uma faixa de tamanho que tem pouca oferta de desenhos para este material.

E o projeto busca tornar a construção realmente num processo eficiente e que produzirá um barco em tempo recorde e a custo reduzido.

Com seu casco de alumínio de 8mm de espessura e características inovadoras como duas quilhas de bulbo e dois lemes, proporcionando baixo calado sem partes móveis , o Pop Alu enfatiza a segurança e acessibilidade, tanto em termos de navegação como manutenção.

Chapas grossas possibilitam uma solda mais eficiente e uma estrutura interna simplificada, economizando em material e tempo de construção.

O barco pode repousar sobre as duas quilhas numa maré baixa, e com apenas 1.28 m de calado pode acessar abrigos e pontos de cruzeiro fora do alcance de outros barcos da mesma faixa de tamanho.

Podendo ficar em seco numa maré baixa, sua manutenção pode ser feita a um custo mínimo.

As linhas de casco em Delta e com costado vertical são modernas e suas formas além de agradáveis ao olho são extremamente simples de construir.

Uma cabine com visão panorâmica é outro ponto que melhora a qualidade de vida e segurança de navegação a bordo, com ampla ventilação e iluminação natural.

Interior

O interior é bastante espaçoso para um barco da sua faixa. Camas com 2 metros de comprimento e sofás do mesmo tamanho, um banheiro sem apertos e uma mesa de navegação que pode ser transformada em escritório, com 1.10m por 0.55m, além de uma cozinha em L de dimensões generosas.

Na descida para a cabine temos a cozinha em L a bombordo e a área de navegação a boreste, e para a popa o camarote a bombordo e o banheiro a boreste.

O salão com dois sofas de 2 m de comprimento e uma mesa com duas abas rebatívies acomodam uma boa reunião social, e para a proa uma cama dupla com muito espaço completa o layout. As dimensões de todos estes espaços são comparáveis às de barcos maiores.

Por fora, a boreste, fica um grande paiol de arrumação, dentro do qual se encontra o tanque de diesel. O paiol de âncora também é dimensionado para longos cruzeiros em águas profundas.

Plano Vélico

O plano vélico pode ser adaptado ao programa de navegação . Para navegação costeira oferece uma mastreação de tope convencional com um estai de proa interno removível para casos em que seja necessária uma vela de temporal, além de um gurupés também removível para uso em ventos folgados e fracos.

Se o objetivo forem cruzeiros oceânicos, pode-se instalar um segundo enrolador de vela de proa e obter um plano vélico de grande versatilidade.

Quilhas e Lemes

O Pop Alu 32 é dotado de duas quilhas com bulbo, desenhadas com a simplicidade de construção em mente. Bordos de ataque e fuga usinados de alumínio maciço e chapas planas ou com curvatura simples são tudo o que é necessário além do lastro de chumbo. Cada quilha pesa pouco mais de 600 kg completa, o que facilita a construção.

Os lemes são duplos, externos, com sistema bastante simples e robusto. Pouca manutenção e grande confiabilidade, e as pás dos lemes ficam protegidas por um prolongamento da chapa do fundo, que acaba alguns centímetros para a popa delas. Entre os lemes fica uma plataforma de embarque pivotante, que facilita o acesso para inspeção e manutenção.

Kits de Corte

Um kit de corte CNC para toda a estrutura de alumínio está disponível opcionalmente, a um custo acessível, e um kit de corte para o compensado naval da marcenaria interna é oferecido como parte do projeto básico se assim requisitado.

O Pop Alu 32 poderá se transformar em uma eficiente plataforma de cruzeiro de longa distância, proporcionando boa autonomia e baixos custos de manutenção enquanto suas linhas modernas também o deixarão apto a manter boas médias de velocidade.

Renderizações: www.greennomadsail.com